Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 3 de Julho de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dia Estadual do Reggae é instituído em Mato Grosso do Sul

Homenagem a Lincoln Gouveia e valorização da cultura reggae

Cassilândia Notícias - 01 de julho de 2024 - 13:00

Bob Marley, Reggae, Rosto, Homem, Cores
Foto: Pixabay

Em uma importante conquista para a cultura sul-mato-grossense, o Dia Estadual do Reggae foi instituído no âmbito do Estado, através da Lei Nº 6.267, de 28 de junho de 2024. A data escolhida para celebrar esse ritmo contagiante é 1º de julho, dia do nascimento de Lincoln Gouveia, músico icônico e referência fundamental para o reggae no Mato Grosso do Sul.

Celebrando a paz, a união e a consciência social

A instituição do Dia Estadual do Reggae tem como objetivo principal promover, valorizar e divulgar essa rica cultura no Estado. A lei prevê a realização de diversas atividades culturais, educacionais e sociais que reforcem os valores intrínsecos ao reggae, como paz, união e consciência social.

Eventos, festivais, oficinas e muito mais!

O Poder Público, em parceria com entidades e organizações da sociedade civil ligadas à cultura reggae, terá a responsabilidade de organizar e apoiar eventos, festivais, oficinas, palestras e outras iniciativas que contribuam para a celebração e o reconhecimento do legado desse ritmo musical em Mato Grosso do Sul.

Um marco para a cultura sul-mato-grossense

A instituição do Dia Estadual do Reggae é um marco importante para a cultura do Estado, reconhecendo a relevância desse ritmo musical e seu impacto positivo na sociedade. A data servirá como um momento para celebrar a memória de Lincoln Gouveia, inspirar novas gerações de artistas e fortalecer a identidade cultural sul-mato-grossense.

Quem foi Linclon Gouveia?

Falecido em 17/06/2021, aos 37 anos de idade, o músico Lincoln Gouveia era vocalista e líder da banda de reggae Canaroots. Lincoln Gouveia, ou Linquinho como era conhecido pelos amigos, era publicitário e músico muito estimado pela classe artística. Filho do baterista Eduardo Lincoln Gouveia, o Lincão, Lincoln entrou cedo para o mundo da música e construiu uma sólida carreira se tornando um dos símbolos do reggae do Estado. Ele foi um dos idealizadores da Associação do Reggae de Mato Grosso do Sul, que tinha por objetivo fomentar o estilo no Estado. O pai de Linquinho faleceu em janeiro do ano passado com 64 anos, vítima de complicações do diabetes.

Em julho de 2019, Lincoln concedeu entrevista ao programa Bate Papo Musical, da TV O Estado, onde falou sobre sua trajetória à frente da banda Canarrots. Idealista, o músico atribuiu à união das bandas o fomento do reggae no estado. “É maravilhoso as bandas se unindo e organizando shows para não depender apenas do poder público, as apresentações acontecem com essas parcerias“, afirmou Lincoln.

Na entrevista ele falou sobre os shows realizados no sul do país e também em Belém, onde morou por quatro anos, além de seus primeiros passos na música aos cinco anos. “Meu pai me deu uma bateria, eu ficava batucando e infernizando a casa, minha mãe ficava louca. Acabei mudando para o violão por intermédio do Mario Almeida, irmão do Zeca do Trombone, com quem aprendi os primeiros acordes”, lembrou Linquinho. (com informações do site O Estado Online)

SIGA-NOS NO Google News